domingo, 6 de novembro de 2011

Inseminação Caseira - A coleta do Semen


Uma vez escolhido o doador e determinada a data ideal para realizar a inseminação é preciso instruir o doador a tomar alguns cuidados na hora da coleta do semen:

  • Abstinência sexual: É indispensável que o doador se abstenha de ter relações sexuais pelo menos durante 2 dias antes da coleta do material. Embora o ideal seja uma abstinência sexual de 5 (cinco) dias, para garantir que hajam espermatozoides suficientes no semen;
  • Antes da coleta, realizar higiene das mãos e pênis;
  • A amostra deve ser coletada por masturbação em frascos limpos, esterilizados, de vidro ou plástico, de boca larga; 
  • Não utilizar métodos alternativos para obtenção do sêmen como, por exemplo, relação sexual interrompida; 
  • Jamais devem ser utilizados preservativos de látex durante a coleta;
  • Instruir o doador para evitar perda do material durante a coleta. Fechar imediatamente o frasco após a coleta, para evitar alcalinização;
  • O esperma deve ser utilizado no máximo 2 horas depois de colido. Enquanto não é utilizado é indispensável mantê-lo a baixa temperatura (vale até caixinha de isopor com gelo). Qualquer temperatura superior a 37 graus é letal para os espermatozoides, porém temperaturas baixas não os danificam, por tanto é melhor exagerar na hora de manter o material frio do que arriscar esquentar.

4 comentários:

  1. Quero lhes agradecer pelas informacoes a ajuda que encontrei neste site. Mas fiquei com uma dúvida: porque o semen nao poderia ser colhido na camisinha? Depois bastaria retira-lo dalí com agulha e seringa, tirar a agulha e injetar o semen na vagina. Li isso em outro site e aqui vejo que voces dizem que jamais devemos usar preservativos para o procedimento. Por favor, poderia me esclarecer o risco do uso do preservativo? Muito obrigada! E tudo de bom para voces!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! mil desculpas pela demora em responder, o blog esteve abandonado por muito tempo. Mas vamos à sua resposta, a camisinha não deve ser utilizada por dois motivos:
      1- Quanto mais esterilizado for o recipiente que vai receber o sêmem, melhor, inclusive se recomenda nem tocar no interior do potinho para não contaminá-lo. A seringa também deve ser novinha e esterilizada. Os potinhos de farmâcia são completamente esterilizados, já a camisinha... não te garanto.
      2- O motivo mais importante é que muitas camisinhas contem espermizidas! Um dos objetivos da camisinha é o de não permitir que a mulher engravide, para tal, elas contém compostos químicos que matam os espermatozoides. Neste caso o esperma colido nelas não serviria para nada.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ola Eu Queria Saber Se É Necessário Introduzir Toda A Seringa No Útero! E Se Quando Eu For Abrir O Pote Pra Colocar O Sêmen Na Seringa Nao Tem Risco Do Espermatozoide Morrer

    ResponderExcluir