quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Inseminação Caseira - Escolhendo o sexo do bebê

Todo mundo sabe que escolher o sexo do bebê gerado pelo método tradicional ou por inseminação é impossível (apenas a FIV proporciona essa opção e no Brasil a pre-seleção do sexo do embrião é ilegal). Porém, compreendendo como funciona a fecundação do óvulo é possível dar uma “mãozinha” ao destino. 

Quem determina o sexo do bebê é o espermatozoide. Dentro do semem é possível encontrar dois tipos de espermatozoides:



  • Os que carregam um cromossomos X. Estes espermatozoides geram meninas. Por carregar mais informação genética, eles têm uma cabeça maior e se movimentam de forma mais lenta, porém sobrevivem por muito mais tempo. Eles continuam vivos dentro do útero por, normalmente, 2 a 3 dias após a entrada.
  • Os que carregam um cromossomo Y. Estes espermatozoides geram meninos. Por carregar menos informação genética, eles têm uma cabeça menor e se movimentam de forma mais rápida, porém sobrevivem por pouco tempo. Eles nadam rapidamente em direção ao óvulo, porém, sobrevivem normalmente por apenas um dia após a entrada.

Existem primordialmente dois fatores que influenciam o sexo do futuro bebê:
1-     O pH da vagina.
Os esperamtozoides X conseguem sobreviver em ambiente ácido, porém são extremamente sensíveis ao ambiente alcalino. O contrario acontece com os espermatozoides Y que sobrevivem a ambientes alcalinos, porém morrem em ambientes ácidos.
Isto significa que ao passar pela vagina determinado tipo de espermatozoide pode morrer de acordo com o pH da mesma.

2-     O dia em que o semen entra no útero
Como os esperamtozoides Y (que geram menino) são muito mais rápidos, existe uma enorme possibilidade de que eles sejam os primeiros a chegar ao encontro do óvulo. Porém, se não encontrarem um óvulo maduro, eles morrerão rapidamente sem fecundar. Os espermatozoides X (que geram menina) nadam de forma mais lenta, eles demoram muito mais em encontrar o óvulo, porém, se quando o semem entrar no organismo da mulher o óvulo ainda não estiver maduro, esta lentidão dará tempo do óvulo madurar enquanto eles vão nadando ao seu encontro. Os espermatozoides X podem fecuandar o óvulo até 3 dias depois deles terem entrado no organismo da mulher!

Considerando estes dois fatores:

A mulher que deseja ter uma menina deveria:

  • Realizar a fertilização 48 horas antes da ovulação. Assim os espermatozoides Y chegarão rapidamente ao útero e não acharão um óvulo maduro para fecundar, por tanto, morrerão. Os espermatozóides X, pelo contrário, demoram mais em se locomover, então vão chegar no extato momento em que o óvulo estiver maduro, e vão fecundá-lo.
  • Já que o espermatozóide X sobrevive ao meio ácido. Então tem que tornar esse pH vaginal ácido. Por isto deve-se evitar ter “preliminares”, pois uma vagina lubrificada tem pH alcalino.
  • Na semana que antecede as tentativas, a mulher deve manter uma dieta hipercalórica e ácida. Ingerir alimentos calóricos, como carboidratos, gordura, açúcar, e alimentos ácidos, como frutas cítricas, temperos.
  • Momentos antes da inseminação, a mulher deve fazer uma ducha vaginal com 1 colher de sopa de ácido acético (vinagre de cozinha) para 1 copo de água.

A mulher que deseja ter um menino deveria:
  • Realizar a fertilização no mesmo dia da ovulação. Assim os espermatozoides Y chegarão rapidamente ao útero e acharão o óvulo maduro pronto para ser fecundado.
  • 2 horas antes da relação faça uma ducha com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio para 1 litro de água, para deixar o pH da vagina alcalino.
  • Introduça o semen o mais profundamente possível. Quanto mais próximo do colo do útero, os gametas masculinos mais rápidos e ágeis tem maiores chances de chegar até o óvulo antes que os feminino.
  • As preliminares liberam uma secreção alcalina, que propicia os espermatozóides masculinos em sua locomoção, por isso é melhor se a mulher estiver exitada e com a vagina bem lubrificada.
  • Uma semana antes do procedimento, a mulher deve ter uma dieta fundamentalmente de saladas. Elas ajudam o corpo a manter um pH mais alcalino, faça uso uma semana antes da relação programada e fique longe dos carboidratos e doces que tendem a deixar o pH do corpo mais ácido.

5 comentários:

  1. Que legal o blog! Vou seguir! Beijos

    Elza

    http://nossafuturagravidez.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. E qual é a alimentação do homem,para fazer menina.
    Ou é só a alimentação da mulher,que conta.
    O marido tem que se alimentar como...
    Para proporcionar o cromosomo X, é a mesma alimentação da mãe.

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas estou tentando uma menina

    ResponderExcluir