terça-feira, 8 de novembro de 2011

Inseminação Caseira - Escolhendo o dia certo

Escolher o dia certo para a fertilização não é uma tarefa fácil, o organismo de cada mulher funciona em ritmos diferentes, por tanto não há uma “receita de bolo” que sempre dê certo.
O principal conselho que uma mulher que deseja engravidar deve seguir é: conheça a si mesma. Estude o seu organismo o máximo possível, se concientice de como ele funciona e saiba conhecer o seu próprio ritmo.
O processo de fecundação é simples: Um espermatozoide precisa chegar ao óvulo maduro e fecundá-lo. O óvulo está maduro depois do periodo de ovulação. Determinar quando é este periodo é o que garantirá o sucesso da fertilização.
Para determinar isto primeiro é preciso conhecer o seu ciclo menstrual (ele é de 28 dias? 30? 26?). No meu caso, acredito que sejam exatamente 28 dias (estou começando a monitorar o meu ciclo para confirmar essa suspeita.
Monitorar o ciclo menstrual é simples. Basta anotar todos os meses o dia em que iniciou a menstruação e o dia em que terminou.  A quantidade de dias que há entre o inicio de um periodo menstrual e o próximo indica de quantos dias é o seu ciclo.
Se o ciclo for regular (sempre a mesma quantidade de dias entre uma menstruação e outra) é muito mais fácil determinar os seus dias mais ferteis.
Há vários métodos que auxiliam na determinação do periodo de ovulação, aqui vão os mais conhecidos:

Mudança no Muco Cervical
Uma forma de saber quando se está ovulando é verificar as secreções vaginais. No periodo de ovulação o muco cervical muda de consistência, virando mais denso e aumentando em quantidade. No periodo de ovulação esta secreção é comumente chamada de “muco cervical clara de ovo” pois se assemelha bastante à clara de ovo cru em cor e consistência, ao colocá-lo entre os dedos é provável que o fio de muco não se rompa pois tem uma concistência densa.
Quando o muco cervical fica deste jeito, significa que a mulher ovulou e se encontra fertil.

Cristalização da Saliva
Este é o método mais exato e fácil de monitorar. No inicio do periodo fértil começa a se concentrar uma maior quantidade de sal na saliva da mulher, a maior quantidade se acumula no dia da ovulação e depois o sal vai diminuindo gradualmente com a fertilidade. Observar ao microscópio a saliva seca numa lâmina é o método mais certo de se determinar o dia da ovulação.
Utilizando um microscópio escolar (facilmente encontrável no http://www.mercadolivre.com/ por preços entorno dos 70 reais) é possível identificar por meio da observação da saliva da mulher em que periodo do seu ciclo ela está.
A determinação é bem simples:

Período infértil: A saliva cristaliza em bolinhas; 

Período de transição = A saliva cristaliza em pequenas bolinhas e algumas poucas partes tem formato de folhas de samambaia. Esta visualização indica que a mulher está prestes a entrar no periodo fértil. Ou ela acabou de ovular ou vai ovular nas próximas 48 horas.

Período é fértil: A saliva cristaliza em formato de folhas de samambaia por causa da alta concentração de sódio que há nela. A mulher se encontra fertil e o óvulo está pronto para ser fecundado.


Temperatura Basal
Temperatura basal é a temperatura do organismo sem a interferência da movimentação nem agitação do corpo, em outras palavras, é a temperatura de repouso.
A temperatura corporal tende a cair antes da ovulação e depois da ovulação sobe novamente. Monitorando a temperatura de manhã, após pelo menos 3 horas de sono, é possível fazer um gráfico que mostre em que periodo do seu ciclo você está.
Há alguns websites (http://www.fertilityfriend.com/, por exemplo) que ajudar a manter um controle dos dados e mostram quando a mulher está no seu periodo fértil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário